domingo, 22 de setembro de 2013
II FÓRUM DE ÁREAS DO PIBID PR
UM ENCONTRO IMPORTANTE PARA NOVOS PROJETOS
Quando o PIBID foi pensado como um programa que deveria privilegiar a escola como um espaço formativo para os futuros professores da educação básica, havia um grande desafio a ser vencido: promover os professores das escolas participantes a autênticos protagonistas das ações formativas executados no âmbito do programa. Desde de 2007, muito temos falado sobre isso, mas pouco temos conseguido avançar, exceto pelo esforço e a persistência de valorosos professores da escola pública que abraçaram com tenacidade o desafio colocado pelo PIBID.
O Fórum de Área surgiu, em 2011, com o objetivo de promover de forma sistemática e orgânica a interlocução entre os professores universitários -- os coordenadores de área -- e os professores da escola de educação básica -- os supervisores -- participantes do programa. Mas essa interlocução não deveria simplesmente repetir a configuração que ela adquire em cada instituição local. Ela deveria, ao contrário disso, ser recortada -- e, em seguida, costurada -- em torno das áreas de conhecimento, que dão origem às disciplinas nas escolas e às licenciaturas nas universidades. Com o Fórum, foram constituídas, assim, novas coletividades interinstitucionais em torno das áreas de conhecimento. Logo se viu que o complemento natural desses agrupamentos interinstitucionais seriam, inquestionavelmente, as equipes técnicas das secretarias de educação cujas escolas e docentes participam do programa.
Estava assim estruturado o Fórum de Áreas, que logo deveria se converter num potencial aliado das coordenações institucionais do PIBID para, num só movimento, ampliar a sua interlocução com as secretarias de educação e o protagonismo dos supervisores no programa. Na sua primeira edição, em 2011, o Fórum reuniu coordenadores e supervisores do PIBID na UFPR e UTFPR, com a participação de representantes da UEPG e da PUCPR, além das equipes técnicas da SEED-PR e da SME-Curitiba. Já para esta segunda edição, em 2013, o evento terá a participação de todas as 11 universidades do Estado do Paraná participantes do PIBID.
A programação desse II Fórum traz duas grandes novidades. Primeiro, os Grupos de Trabalho (GTs) sobre temas que foram demandados tanto pelos próprios PIBIDs (tais como os instrumentos de avaliação dos impactos do programa e a relação entre PIBID e estágio curricular) quanto pelas secretarias de educação (tais como as escolas de educação em tempo integral e o ensino médio inovador), mas que demonstram um forte potencial para gerar ações conjuntas e integradas entre ambos. Serão 11 GTs, cada qual coordenado por um representante de cada uma das universidades participantes e por um representante das secretarias de educação.
Segundo, o II Fórum contará com uma mesa de debates para a qual estão sendo convidados os pró-reitores de graduação das universidades e os secretários de educação. O tema dessa mesa será o mesmo que foi escolhido como tema central do evento: o papel do PIBID numa política estadual de formação de professores. Espera-se que, ao final, os dirigentes das universidades e das escolas públicas assumam um compromisso em prol de uma política de formação inicial de professores conduzida de forma colegiada pelas secretarias de educação e pelas universidades, com a consequente inclusão do PIBID entre as suas prioridades. Hoje, em virtude da nova formulação da lei 9394, a promoção de programas de bolsas de iniciação à docência não é apenas uma obrigação do governo federal, mas também dos governos estaduais e municipais.
Queremos caminhar, assim, para o conferir ao PIBID o caráter de um grande e autêntico programa institucional, que não pode prescindir das ações locais de seus professores e estudantes, mas que não pode se limitar a elas. Temos que inserir as ações formativas realizadas em cada uma das escolas e universidades participantes do programa em cenários mais amplos, que extrapolem as nossas instituições locais e alcancem instituições mais amplas. Uma política estadual de formação inicial de professores pode ser um dos objetivos a ser perseguidos, se conseguirmos extrair da institucionalização generalizada do PIBID toda o seu potencial.
Curitiba, 12 de junho de 2013Eduardo Salles O. Barra
Coordenador Institucional do PIBID na UFPR
http://forumpibidpr.blogspot.com.br/

Curitiba, setembro de 2013

terça-feira, 17 de setembro de 2013
I Seminário sobre "Infância, Educação Infantil e Profissionalização Docente" Pós em "Trabalho Pedagógico em Educação Infantil" da UEL...
de 16 à 18 de setembro de 2013.
O I Seminário sobre "Infância, Educação Infantil e Profissionalização Docente" faz parte das atividades do Curso de Especialização "Trabalho Pedagógico em Educação Infantil", promovido pela Área de Formação Docente para a Educação Infantil do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Jaqueline Delgado Paschoal
Profa. Dra. Marta Furlan de Oliveira
Profa. Dra. Anilde Tombolato Tavares da Silva
http://blogextensaouel.blogspot.com.br/2013/08/uel-tem-i-seminario-sobre-infancia.html
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Anilde Tombolato, Profa.Dra. Jaqueline Delgado Paschoal e Profa. Dra. Marta Furlan de Oliveira
COMPOSIÇÃO DA MEDA
Boas Vindas da Profa. Dra. Jaqueline Delgado
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação - Especialização em "Trabalho Pedagógico em Educação Infantil"
Mestre de cerimônias
Participantes
Mediadora da mesa redonda: Profa. Dra. Marta Silene de Barros (UEL), Palestrantes da noite: Profa. Dra. Marieta Lúcia Machado Nicolau (USP) e Profa. Dra. Gilmara Lupion Moreno (UEL)
MOMENTOS ESPECIAIS...
Profa. Dra. Marta Furlan de Oliveira
2o. dia do I Seminário
Palestrante Convidada e Profas. Departamento de Educação da UEL
Mesa redonda com a Profa.Drda. Daniela Vieira Marques (UTP), Profa. Dra. Marta Furlan de Oliveira (UEL) e Mediadora: Profa. Dra. Anilde Tombolato
Profa. Cassiane
As glamorosas ....rsrs
com Pat..amiga do curso de "Filosofia para Crianças"....
3o. dia do Seminário
mesa redonda com:
Prof.Dr.Carlos da Fonseca Brandão, Profa.Dra. Jaqueline Delgado Paschoal, Profa. Dra. Cleide Vitor M.Batista e mediadora: Profa. Drda. Sandra Regina Mantovani Leite
ótimas lembranças.....
minha orientadora: Profa. Dra. Anilde Tombolato
minha amiga Iliane...
farra boa...rsrsr

domingo, 15 de setembro de 2013
Segundo Charles Chaplin...Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
É com essa certeza que expresso aqui minha imensa alegria e divulgo as imagens das aulas de Primeiros Socorros ministradas pelo Prof. Robson Barbosa, no curso de Pós-Graduação em “Trabalho Pedagógico na Educação Infantil” da Universidade Estadual de Londrina – UEL, que ocorreram nos dias 09 e 11 de setembro de 2013. Com certeza, ele deixou nesses dois dias muito ensinamentos, orientações e conselhos. E em nome da turma, presto meus agradecimentos e ao mesmo tempo divido toda nossa satisfação e alegria com àqueles que sabem o quanto é importante ter conhecimentos sobre Primeiros Socorros na primeira infância. O tempo que passamos em companhia de pessoas excelentes contribuiu imensamente para nosso crescimento pessoal e profissional, graças ao comprometimento de todos, esforços do Prof. Robson e dedicação das Coordenadoras do Curso: Profa. Dra. Jaqueline Delgado, Profa. Dra. Marta Furlan e Profa. Dra. Anilde Tombolato.
O nosso muito Obrigada por tudo.

Assinar:
Postagens (Atom)