"Criança pede respeito: temas em
educação infantil
Altino José Martins Filho (Org.)"

Sinopse:
Os estudos reunidos neste livro apontam para uma concepção de criança como um pequeno cidadão, como uma pessoa que vive em uma sociedade, que produz cultura e cujas diferentes linguagens precisam ser ouvidas e respeitadas pelos adultos. Uma concepção que representa, pode-se dizer, um avanço de idéias dos grandes pensadores como Montessori e Freinet. A cultura, compreendida como construção social e histórica assim como a mediadora dos educadores são abordados, nos textos como temas centrais no trabalho com bebês e crianças. Vale ressaltar o fato de que os capítulos referentes a culturas da infância, à organização do espaço nas creches e ao desenvolvimento infantil baseiam-se em exemplos concretos de brincadeiras e falas de crianças e educadores em instituições de Florianópolis, dando colorido especial à fundamentação teórica.
Segundo os autores, além disso, conceber a criança dessa forma requer melhor formação dos profissionais, no sentido pedagógico, e sua valorização em termos de carreira – o que só pode ser conquistado no âmbito das leis e das políticas públicas. Um dos capítulos discute com seriedade essa questão de forma simples e com clareza de linguagem, os autores conseguem dar expressões a suas idéias com profundidade e concretude. Sobretudo no leitor a forte convicção de que o repensar das propostas em educação infantil deve mais em conta os próprios bebês e crianças do nosso tempo. Uma razão forte para dizer que se trata de uma importante leitura para pais e professores.
Confira:
Site da editora:
Nenhum comentário:
Postar um comentário