quinta-feira, 24 de março de 2011

PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional

Lei que torna PDE política permanente é aprovada na Assembléia Legislativa

7/7/2010 18:02:03

A Lei Complementar que torna política de Estado o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná e será sancionada pelo governador Orlando Pessuti nos próximos dias. Com isso, o PDE, que tem sido apontado como o exemplo mais bem-sucedido na área de capacitação de professores no Brasil, consolida-se como programa permanente na área da Educação do Paraná.
O PDE é uma política pública que objetiva estabelecer um diálogo entre educadores da educação básica e do ensino superior, visando a produção de conhecimento especializado e a consequente elevação da qualidade da prática de ensino nas escolas da rede pública do Paraná. É fruto de uma parceria instituída entre a Secretaria da Educação (SEED) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para oferecer formação continuada aos professores da rede pública estadual de ensino.
A secretária de estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, acredita que a integração entre a rede pública e as universidades traz benefícios para todos. “Os professores da educação básica recebem um complemento valioso para sua formação e as universidades têm a oportunidade de conhecer as reais demandas da educação pública no momento e podem adequar seus currículos para formar um profissional com melhor qualificação”, explica. Ela lembra ainda que o Ministério da Educação (MEC) aprovou o programa e o define como referência para o programa nacional de capacitação de professores. “É o maior programa educacional de formação de professores em andamento no Brasil”, afirma. De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, o governo do Estado está tomando todas as medidas necessárias para que o programa continue a ser desenvolvido em sua plenitude. “A Lei do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - foi aprovada recentemente. A mensagem está sendo encaminhada para o governador Orlando Pessuti sancionar e, logo a seguir, o Governo tomará as providências cabíveis para que o Programa continue”, diz. “O PDE é um programa louvável, pois é a primeira política institucional efetiva visando a integração entre o ensino superior e a educação básica. Isso se reflete nas mudanças qualitativas empreendidas na prática escolar da rede pública paranaense. Ao encaminhar o projeto de Lei à Assembleia Legislativa, o governador reafirmou seu compromisso com o PDE e com a qualidade do ensino paranaense”, afirma Lübke. O PDE – Desde sua concepção, o programa, de formato inédito, aproximou as universidades públicas dos professores da rede de ensino básico. São mais de 1000 docentes de instituições públicas de ensino superior, sendo 80% das Universidades e Faculdades Estaduais do Paraná e 20% das Universidades Federais, envolvidos no processo de capacitação que já beneficiou cerca de 5 mil professores. Implantado em 2006, o PDE é uma política educacional pioneira, que trouxe mudanças significativas para as salas de aula de todo o Paraná. Com o programa, o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior paranaenses vai além do desenvolvimento científico e tecnológico e possibilita o diálogo e a transferência de conhecimento aos professores do ensino básico, através de atividades teórico-práticas orientadas. Diante do seu sucesso, em 2008 foram definidas duas ações fundamentais para o fortalecimento do Programa: construção dos prédios Integrar – PDE, com investimentos de cerca de R$ 10 milhões, e autorização de concurso público para contratação de 314 vagas docentes e 36 agentes universitários, com o objeto de fortalecer os cursos de licenciaturas, provendo as instituições Públicas de Ensino superior de condições adequadas para a ampliação do atendimento à demanda. Assim, ficam assegurados a plena continuidade do programa e o comprometimento do Governo do Estado com a manutenção da qualidade do ensino paranaense.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1685

Nenhum comentário:

Postar um comentário